Histórico da Escola

A Nossa escola foi criada pelo decreto nº 4.227, de 1º de junho de 1954. Sua instalação ocorreu em 19 de março de 1965, com o nome de Grupo Escolar “Professor Juvenal Brandão”. O Patrono escolhido é o Professor Juvenal Sanches de Lemos Brandão, que sempre se dedicou às causas relacionadas à Educação. A escola iniciou seu funcionamento em um prédio alugado, à Rua General Osório, nº 64. Com o esforço conjunto da diretoria e comunidade escolar, finalmente, no dia 19 de março de 1972, inaugurou-se o novo prédio com o nome de “E.E. Professor Juvenal Brandão”, onde funciona até os dias de hoje, à Rua Engenheiro Américo Guide Filho, nº 48.

Juvenal Sanches de Lemos Brandão

Desde criança, manifestou desejo de estudar e como residia com seus pais na Fazenda Bom Viver, vem para a zona urbana morar com seus parentes, no Solar de Cel Paiva, onde permaneceu, convivendo com seu primo, Julio Bueno Brandão, com o qual concluiu o curso primário, com o velho professor João Carlos Schimidt. Ao terminar seu curso de humanidades no Colégio da cidade de Campo Belo, matriculou-se na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro, no entanto uma epidemia de febre amarela, o fez regressar à Ouro Fino novamente, onde lecionou Ciências em um colégio particular. Seu ideal em se formar em uma escola superior o impulsiona a migrar para São Paulo e matricular-se na faculdade de Direito. Porém com a morte de seu pai, teve que assumir a Fazenda da família e deixar, por hora, seu sonho de lado.

...

De volta ao passado: Fotos da Escola.

...

De volta ao passado: Fotos da Escola.

Na cidade, Juvenal se dedica ao magistério, enfrentando todas as dificuldades, funda um colégio em Ouro Fino, denominado, Instituto Municipal, talvez um dos primeiros do Estado de Minas Gerais. Com o passar do tempo começou a lecionar Matemática e Línguas em outras escolas. Nesta época conheceu sua esposa, Etelvina. Só deixou a sala de aula quando foi nomeado pelo governador do estado, Inspetor Técnico de Ensino. Essa nomeação fez com que o Senhor Juvenal viajasse constantemente pelo Sul de Minas, onde fiscalizava e normalizava o ensino. Enfrentando divergências, mas nuca desistindo, conseguiu solucionar muitas divergências, demonstrando características diplomáticas. Durante essas viagens ele chegou à conclusão de que muitas professoras não tinham formação pedagógica, assim havendo uma necessidade urgente de adaptação dos programas de ensino. Essa ideia foi discutida em Congressos e à partir daí foram criadas as “Escolas Normais”.

...

De volta ao passado: Fotos da Escola.

...

De volta ao passado: Fotos da Escola.

O professor Juvenal Brandão era um homem de visão e comprometido com sua época para a expansão e atualização do ensino em Minas Gerais. Previu a necessidade de auxílio financeiro aos alunos sem recursos suficientes para se manterem na escola, à princípio com as Caixas-Escolares. Ao longo dos anos colaborou com revistas de Ensino, debatendo soluções de problemas educacionais, sendo também diretor da E. E. Coronel Paiva. Por sua dedicação à causa de ensino e como exemplo de educador íntegro e um verdadeiro idealista, foi escolhido para patrono de nossa querida escola.